Deus, o Espírito Santo e o Pentecostes

Postado por -

Você sabe como Deus fazia para se comunicar com o povo naquela época do Antigo Testamento?

Sabia que naquela época, o Espírito Santo ainda não estava, digamos, "disponível" ?

jesus-entre-nós-108

Bom, podemos crer por intermédio da palavra sagrada que, naquele tempo (antes do Pentecostes), o Espírito do Senhor ainda não habitava no meio do povo, ou seja, o espírito já havia se perdido lá em Adão e Eva quando comeram do fruto proibido.

O que acontecia naquele período era que Deus colocava Seu espírito sobre aqueles que Ele queria se comunicar. Porém, isto não significa que o espírito estava disponível. Vemos que de Gênesis a Atos, não há relatos de como receber o espírito, pela simples razão de que o espírito não estava disponível.

Na verdade, o Evangelho de João nos revela:

37 E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba.38 Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre. 39 E isto disse ele do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado.” ( João 7:37-39 )

Diversos exemplos no Antigo Testamento nos comprovam isto. E ainda, não haviam garantias de que o espírito ficaria sobre aquele que o Senhor o colocasse, vejamos:

  • Números 11:16,17: Deus tira do espírito que estava sobre em Moisés e o distribui entre os homens que estavam com ele, para aliviar a carga;
  • Juízes 3:9,10: Veio o Espírito do Senhor sobre Otniel, ou seja, ele não possuia o espírito mas Deus o colocou nele pis era o juiz de Israel.
  • Juízes 6:33,34: Deus revestiu Gideão com Seu espírito, também pelo fato de ele ser juiz de Israel e Deus querer se comunicar com ele naquela época.

Podemos citar vários exemplos semelhantes no Antigo Testamento, como o caso do rei Saul, do qual por desagradar a Deus, o espírito se retirou dele ( 1 Samuel 15:26 e 1 Samuel 16:14 ).

Adão e EvaEm resumo: Adão e Eva eram originalmente corpo, alma e espírito. Contudo, no dia em que eles comeram da árvore do conhecimento do bem e do mal, eles perderam o espírito. A morte é a perda da vida. É por isso que eles morreram naquele dia, exatamente como Deus tinha dito.

Daquela época em diante, o espírito não estava à disposição. Por outro lado, para Deus se comunicar com o povo, eles precisavam ter o espírito. Por isso, Deus tinha que colocar Seu espírito sobre certos homens de Sua própria escolha. Por exemplo, todos os profetas tinham o espírito de Deus sobre eles. Deus o colocou sobre eles para lhes dar revelação.

Sendo assim, naquele momento em que Simão, outrora Pedro, revela quem realmente era Jesus, aconteceu que Deus colocou sobre ele o seu Espírito, assim como nos exemplos citados anteriormente, pois o próprio Jesus confirma isso, que Deus o revelou ( Mateus 16:17 ).

Espírito-Santo

Contudo, "a volta do Espírito Santo" ao nosso meio, podemos assim dizer, ocorreu a partir do dia de Pentecostes, citado no livro de Atos dos Apóstolos:

"1 E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar; 2 E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. 3 E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. 4 E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem." ( Atos 2:1-4 )

Daquele dia em diante, o Espírito Santo de Deus está novamente disponível e todo aquele que confessar com sua boca que Jesus é o Senhor e crer com seu coração que Deus o ressuscitou da morte ( Romanos 10:9,10 ) o receberá, podendo ele também manifestar-se de várias maneiras ( 1 Coríntios 12:7-10 ). Uma destas formas é falar em línguas e é esta manifestação que estava operando na passagem acima de Atos.

Agora então, com o Espírito Santo a nossa disposição para sempre como Jesus citou ( João 14:16 ), enquanto aguardamos sua vinda gloriosa, busquemos nos achegar mais e mais a Deus, para que possamos desfrutar da Sua glória quando ascendermos aos céus. Amém!

Fontes:

https://www.bibliaonline.com.br/

http://www.jba.gr/Portuguese/O-esp%C3%ADrito-santo-antes-e-depois-do-Pentecostes.htm

Comentários não disponíveis.